Parcerias promovem curso de boas práticas agropecuárias voltadas à produção de leite

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Cerca de 30 produtores rurais participam de curso de Boas Práticas Agropecuárias voltadas à produção de leite para fabricação de queijo cabacinha. A ação é uma parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), Prefeitura de Alto Araguaia (MT) por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA), Prefeitura de Santa Rita do Araguaia (GO) e Cooperativa Sicredi.

Conforme explica o extensionista rural da Empaer, Pedro Vitor Passos, o curso aborda normas e procedimentos para que produtores possam garantir a produção de alimentos seguros, melhorar a rentabilidade e produtividade. “Aqui trabalhamos com a parte teórica e algumas demonstrações. O nosso foco aborda a produção de leite para o queijo cabacinha e emissão do Selo Arte”, comenta.

O evento segue a Instrução Normativa RDC 275 de 2002 do Ministério da Agricultura e Pecuária, como pré-requisitos aos produtores para adesão ao Selo Artesanal. “Contamos em média com 140 produtos ativos produzidos no município. O prefeito Gustavo Melo nos dá todo respaldo, no sentido de auxiliar e qualificar os produtores”, pontua a veterinária de Alto Araguaia, Naiara Bastos.

Produtora no Distrito do Buriti, zona rural de Alto Araguaia, Roberta Buono pontua que o curso agrega desde o manejo do gado e do leite. “Uma oportunidade para melhorar a qualidade da nossa produção”. Em média, são produzidos 50 litros de leite por dia. “Buscamos aumentar a produção para ter o Selo Arte, vender para fora do município e gerar mais renda”, conclui.

De acordo com a Secretaria de Agricultura do município, a próxima etapa será voltada para boas práticas de fabricação.